Comissão de Avaliação Financeira se reuniu apenas quatro vezes desde janeiro
Segundo decreto, reuniões deveriam ser quinzenais para ‘ter conhecimento do que acontece dentro da Prefeitura” e prazo de duração era de 60 dias

Criada em 10 de janeiro sob a promessa de avaliar o estado geral das contas públicas do município, a Comissão da Sociedade Civil instituída pelo Decreto Municipal n° 14/2025 se reuniu apenas quatro vezes desde sua criação e ainda não apresentou relatório sobre o levantamento realizado.
A comissão surgiu como ação inicial de mandato do prefeito Murilo Félix (Podemos) quando da criação de um conjunto de medidas para enfrentar “a grave crise financeira pela qual a cidade está vivendo”. Na época, o objetivo principal apresentado era o de analisar as finanças municipais com base em relatórios e dados fornecidos pela administração.
Segundo nota divulgada à imprensa na época, as reuniões aconteceriam quinzenalmente no gabinete do prefeito e a comissão teria duração de 60 dias (até 11 de março), conforme estabelecido no Art. 5° do decreto.
Prefeitura decreta emergência financeira e institui comissão para apurar possíveis irregularidades
Prefeitura de Limeira cria Comissão da Sociedade Civil para análise das contas públicas do município
Em resposta encaminhada via Lei de Acesso à Informação (LAI) à reportagem do Cidadania em Ação, o gabinete do prefeito Murilo Félix informa que o decreto não estabeleceu prazo para término dos trabalhos.
“Foram realizadas, até o momento, quatro reuniões da referida comissão, para instrução dos trabalhos e fornecimento de informação com vistas a assegurar o atendimento do princípio constitucional da transparência.
Ademais, o referido decreto não fixou prazo específico para conclusão dos trabalhos da Comissão e para apresentação de relatório final, o que não se confunde com o prazo do artigo 5° do referido decreto”.
A comissão é presidida por Rogério Delmondi e tem a participação de membros da sociedade civil de diversos segmentos, além de observadores da Câmara de Limeira: vereadores Waguinho da Santa Luzia (PP), Mara Isa Mattos Silveira e Guilherme Guido, ambos do PL.
Sobre quando o relatório será apresentado, a resposta obtida é a seguinte:
“O município aguarda agendamento de reunião com os membros da comissão para apresentação, deliberação e votação do relatório final, etapa essencial para o encerramento formal dos trabalhos. Tal medida está em consonância com o interesse público e a necessidade de garantir a participação efetiva da sociedade”.
No site da Prefeitura de Limeira, constam registros de três dessas quatro reuniões informadas: 24 de janeiro, 4 de fevereiro e 12 de março.
- Comissão da Sociedade Civil faz primeira reunião para discutir crise financeira
- Saúde e IPML detalham à Comissão dívidas deixadas na Prefeitura
- Secretária apresenta à Comissão medidas tomadas para conter crise financeira na Prefeitura
Membros da comissão:
- Rogério Delmondi
- Marco Antônio de Faveri
- Paulo César da Silva
- Dimas Francisco Peruzza
- Eunice Ruth Araújo Lopes
- Fábio Santos de Moraes
- Guilherme Vitor Hergert
- Valdomiro Francisco de Moraes
- Joseval Cordenonssi
- Fernando Guimarães Mattos
- Padre Júlio Barbado
- Heleno José dos Santos
- Cláudio Felippe Zalaf
- Wagner de Souza Rodrigues Costa
- Mara Isa Mattos Silveira
- Guilherme Guido