Seja bem-vindo
Limeira,27/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Limeira é a 319ª cidade em ranking de qualidade de vida no país

Índice avaliou 5.570 municípios, com base em 57 indicadores sociais e ambientais


Limeira é a 319ª cidade em ranking de qualidade de vida no país
Pior nota alcançada foi no componente Inclusão Social, com ênfase nas famílias em situação de rua (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

A segunda edição do Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2025 elencou a qualidade de vida de todos os 5.570 municípios brasileiros, utilizando 57 indicadores sociais e ambientais como base. A cidade de Limeira ocupa o 319° lugar entre todas as cidades do país e o 189° no Estado de São Paulo, segundo dados divulgados no final do mês de maio.


O ranking dimensiona necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades, usando dados públicos recentes (com data de até cinco anos) e com informações que medem se a infraestrutura e os recursos investidos na cidade estão gerando resultados para seus moradores. 


O estudo possui 57 indicadores secundários com aspectos sociais e ambientais, agregados ao índice geral com nota de 0 a 100. Além das três dimensões citadas, são doze componentes que norteiam os indicadores: 



Acesse o site do IPS e confira o perfil de todos os municípios brasileiros.


Nas dimensões do IPS Brasil 2025, a de "Necessidades Humanas Básicas" foi onde Limeira alcançou a melhor pontuação geral: 83,2 (ocupando a posição 516). Em "Fundamentos do Bem-estar", atingiu nota 70,65, garantindo o posto 110° entre os municípios brasileiros; em "Oportunidades", apresentou o pior resultado: 2.154° com a nota 43,27.

Limeira ficou com uma nota geral de 65,7. Dos 12 componentes, "Água e Saneamento" teve a pontuação mais alta (94,72 e 103° na lista). Mas o pior índice alcançado foi no componente "Inclusão Social" - onde o município obteve a nota de 37,05 - e que coloca Limeira em 5.310° lugar no país. A ênfase está no indicador da condição de famílias em situação de rua. O outro ponto marcado como fraco no relátorio está a cobertura de internet móvel (4G/5G) na cidade.

Entre os indicadores mais fortes de Limeira, estão a densidade de internet banda larga, índice de vulnerabilidade climática dos municípios (IVCM), distorção idade-série no Ensino Médio, resposta a processos previdenciários e familiares, além do acesso à cultura, lazer e esporte. 

Alguns dos pontos rankeados como neutros são: paridade de gênero e de negros na Câmara Municipal; acesso a programas de direitos humanos; existência de ações para direitos de minorias; gravidez na Adolescência (<19 anos); subnutrição e cobertura vacinal (poliomielite).





Segundo o relatório, o componente Saúde e Bem-estar demonstra fragilidades especialmente nas regiões mais ricas do Brasil como Sul e Sudeste, expressas pelas taxas elevadas de obesidade, suicídio e mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis (como doenças no aparelho circulatório, neoplasias, diabetes e doenças respiratórias). Nesse quesito, Limeira possui uma nota de 55,87 (2.684°). 

O farol (verde, amarelo e vermelho) representa o desempenho do município em comparação com outros 49 municípios distribuídos pelo Brasil e que estão situados na mesma faixa de PIB per capita. Nesse sentido, os dados relativos ao ano de 2021 colocam Limeira em 797° lugar no Brasil, com um valor de R$ 53.796,06 por habitante. A cidade foi comparada a municípios como Blumenau (SC), Boituva (SP), Curitiba (PR), Guaxupé (MG), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Sertãozinho (SP), São Carlos (SP) e Viana (ES).

Ranking

Entre os 20 municípios com a melhor qualidade de vida do Brasil, 14 estão no Estado de São Paulo. Pelo segundo ano consecutivo, o município de Gavião Peixoto recebeu a melhor classificação, com a nota de 73,26 em uma escala de 0 a 100. Dos 10 municípios mais bem colocados, 7 são paulistas.

No ranking das capitais com as maiores pontuações, São Paulo ficou em 4º lugar, com nota 68,88, atrás apenas de Curitiba (69,89), Campo Grande (69,63) e Brasília (69,04). Entre as Unidades da Federação, o estado de São Paulo ficou em segundo lugar, com nota 66,45, atrás do Distrito Federal (69,04).


Os municípios com melhor e pior qualidade de vida


Publicidade



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.