Seja bem-vindo
Limeira,27/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Anuários com mais de 70 anos são encontrados no lixo; conheça o conteúdo digitalizado

Empresário do ramo da reciclagem disponibilizou as publicações digitalizadas que mostram como era Limeira décadas atrás


Anuários com mais de 70 anos são encontrados no lixo; conheça o conteúdo digitalizado
Foto: Divulgação

Na sua rotina de trabalho de coletar materiais para serem reciclados, o empresário Celso Ruy acabou se deparando com publicações da Prefeitura de Limeira das décadas de 1950 e 1960 e que reúnem informações e dados estatísticos do município. O vasto material aborda aspectos históricos, administrativos, econômicos e populacional. 


“Em março deste ano, enquanto coletava diversos papéis para serem destinados à reciclagem, encontrei essas revistas que estavam no meio de todo material descartado.Resolvi então fazer essa digitalização para que mais pessoas possam acessar um conteúdo que deveria estar preservado e não sendo jogado fora assim”.




Após digitalizá-los, Ruy  (reconhecido por sua campanha Lacre do Amor) doou os anuários ao acervo da Câmara Municipal de Limeira - acesse a íntegra de cada ao final deste texto. No material, é possível acessar não só as informações consolidadas da realidade municipal naquele período, mas também as autoridades políticas, judiciais e policiais em atuação na cidade: Jurandyr Paixão, Virgínio Ometto, Antonio Mesquita Junior, Breno Machado Gomes, Antônio Feres, José Marciliano da Costa Jr. e Olindo de Luca são alguns dos nomes que marcaram o cenário político limeirense e são retratados nas publicações. 





Uma variedade de propagandas de comércios, empresas e indústrias em atividade também fazem parte do material, com diversos nomes que marcaram época em Limeira. São nomes como Dierberger Agrícola, Comercial Battiston, Camilo Ferrari Indústria e Comércio,Fundição e Mecânica Penedo, Marcenaria e Carpintaria Barbato, entre outros. 






Após acessar o material, a reportagem do portal Cidadania em Ação encaminhou os arquivos também ao escritório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Limeira, para ciência e devido arquivamento e catalogação. 


Foram seis edições encontradas (clique em cada uma para acessar seu conteúdo):




Publicidade



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.