Seja bem-vindo
Limeira,27/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Centros comunitários de Limeira seguem sem coordenadores ou programa de revitalização

Município aguarda análise de proposta encaminhada ao Governo Federal para receber recursos do Novo PAC para construção de um centro esportivo comunitário subsidiada pelo Ministério do Esporte


Centros comunitários de Limeira seguem sem coordenadores ou programa de revitalização
Comissão de Obras vistoriou reforma do Centro Comunitário do Jardim Glória; obra de R$3 milhões teve início em julho de 2024 e tem previsão de conclusão em agosto deste ano (Foto: Imprensa /CML)

Um requerimento do vereador Guilherme Guido (PL) questionou a Prefeitura de Limeira em julho sobre como estão organizadas as divisões das coordenações dos centros comunitários e qual é o órgão responsável por cada local (secretaria ou autarquia). Em sua justificativa, alega ser fundamental que haja clareza quanto às competências e responsabilidades dos órgãos públicos envolvidos na administração, coordenação e zeladoria desses espaços públicos. 

“Há dúvidas frequentes por parte da população e até de servidores públicos quanto a qual secretaria ou departamento municipal é responsável por cada unidade, especialmente no que se refere à manutenção, agendamento de uso, reformas, segurança, limpeza e atividades comunitárias ou esportivas. Essa falta de clareza pode gerar atrasos na resolução de problemas, má conservação dos espaços e prejuízo ao atendimento da população que utiliza esses equipamentos públicos para lazer, esporte, convivência e atividades sociais”. 


Indicado pelo parlamentar para ocupar o comando da Secretaria de Esporete e Lazer desde março deste ano, o secretário João Luiz Gomes Júnior informou em resposta que não é possível atender aos questionamentos enquanto não se encerrar o processo que reestrutura e define as atribuições e coordenadorias.

“Sobre como estão organizados as divisões de responsabilidade e gestão dos Centros Comunitários, informamos que estamos em processo de reestruturação das coordenações dos centros comunitários, sob responsabilidade do Ceprosom e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, dessa forma, os questionamentos encaminhados neste momento somente poderão ser respondidos após a definição das competências”.


Responsabilidade

Em outubro do ano passado, o então secretário de Esporte e Lazer, Luiz Augusto Zanon, encaminhou resposta ao vereador Waguinho da Santa Luzia (PP) sobre a responsabilidade dos centros comunitários.

“Independente do órgão público que utiliza o equipamento, os centros comunitários estão vinculados à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, considerando que o Centro de Promoção Social Municipal é uma autarquia que, mesmo utilizando a maioria destes espaços, não possui vínculo de propriedade sobre equipamentos públicos”.  


Sem revitalização

O líder do governo no legislativo, Nilton Santos (Republicanos), solicitou informações sobre a existência de programação para revitalização ou reformas dos centros comunitários municipais. Em resposta encaminhada em abril deste ano, o atual secretário alegou falta de projetos nesse sentido.

“Informamos que no momento não há programação para revitalização e/ou reforma dos centros comunitários municipais, as quais deverão ocorrer de acordo com a viabilidade orçamentária e financeira do município.


Novo PAC

Questionado pela vereadora Mariana Calsa (MDB) sobre a intenção de adesão ao processo seletivo dos centros esportivos comunitários do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal, o secretário relatou que foi encaminhado projeto nesse sentido.

“Informamos que o município já realizou a apresentação de proposta para construção de um espaço esportivo comunitário”.


O programa federal prevê a construção de 260 centros esportivos e cada município poderia apresentar até o final de março uma única proposta. Serão locais com campo de futebol society, quadra de basquete 3x3, pista de caminhada, parquinho infantil e iluminação moderna. O investimento previsto é de até R$ 1,5 milhão para cada espaço esportivo e para participar, o município precisa comprovar a disponibilidade de terreno de no mínimo 3.000 m² e ter uma proposta que beneficie diretamente a população de baixa renda.




Identificação

Outro questionamento recente acerca desses logradouros públicos foi feito pela vereadora Tatiane Lopes (Avante). Em seu requerimento apresentado em julho e ainda sem resposta encaminhada, a parlamentar apresenta uma relação de seis centros comunitários que, apesar de legislação, ainda não receberam oficialmente os nomes previstos.

“Ao consultar o site da Prefeitura de Limeira sobre os centros comunitários do município, constatamos que os referidos ainda não receberam os nomes determinados pelas leis vigentes:
  • “Vera Lúcia Rodriguez Sampaio” no Centro Comunitário do Jardim Vista Alegre (Lei n. 6.983/2024 - autoria: Tatiane Lopes)

  • “Fátima Aparecida da Silva Santos” no Centro Comunitário do Parque Nossa Senhora das Dores, 2 etapa (Lei n. 7.068/2024 - autoria: Renata Cristina Chiari

  • “João Antonio Pereira Gomes” no Centro Comunitário Parque Nossa Senhora das Dores, 1 etapa (Lei n. 5.735/2016 - autoria: Wilson Nunes Cerqueira)

  • “Etelvina Vantini Moraes” no Centro Comunitário Geada (Lei n. 5.692/2016 - autoria: Wilson Nunes Cerqueira)

  • “Acácio de Oliveira” no Centro Comunitário Jd. Morro Azul (Lei n. 5.444/2014 - autoria: Raul Nilsen Filho)

  • “Gilmar Faustino dos Reis” no Centro Comunitário Parque Vitor D'Andrea (CECAP) (Lei n. 3.748/2004 - autoria: Marco Cover)


Com essa relação, a parlamentar questiona ainda quais os motivos para que ainda não tenham recebido oficialmente os nomes e se nos prédios físicos já existem identificações e de que forma se dá essa identificação. 

Além disso, indaga qual a previsão para que ocorram as regularizações, de que forma serão executadas, se haverá cerimônias para a nomeação dos locais e quantos desses citados ainda não tem o nome oficialmente nos prédios físicos, faltando regularizar apenas via site oficial. 


Publicidade



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.