Seja bem-vindo
Limeira,27/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Novo Cema: secretária confirma mudança de local e prazo

No Dia Mundial do Orgulho Autista, Maria Helena Chen diz que mudança poderá ocorrer até julho deste ano: “o Cema vai acontecer”


Novo Cema: secretária confirma mudança de local e prazo
Reprodução / @CidadaniaLimeira

Como as obras de instalação da nova sede do Centro de Especialização Municipal do Autismo (Cema) estão suspensas em razão de adaptações e melhorias no projeto original, a Prefeitura de Limeira optou por uma alternativa mais célere para a mudança de local de atendimento: segundo Maria Helena Chen, secretária da Saúde de Limeira, um novo prédio será alugado e isso deverá acontecer até julho.

“Eu quero que tudo aconteça, no máximo, até o mês que vem. Se der certo, este mês ainda. Falta pouca coisa”.

A informação foi dada com exclusividade durante entrevista ao programa Cidadania em Ação desta quinta-feira, 18 (Dia Mundial do Orgulho Autista).


“A questão da obra foi uma coisa triste, porque descobriram um impedimento de engenharia lá. Ou seja: mesmo que se solucione, não vai ser à contento o prazo que eu preciso. Então eu já pensei e estou procurando o plano B: um outro local”. 


Segundo a secretária, a intenção será manter as duas unidades.

“A questão do local é o menor dos problemas, mas vai ser uma coisa que vai ajudar tudo. Eu não vou me desfazer do eu que tenho, mas eu vou conseguir fazer a estratificação de atendimento. Então eu mantenho aquele e vou para um endereço novo, um prédio pronto”. 


Imbróglio 
A atual sede do Cema está localizada no Jardim Vanessa desde 2021 e o local indicado pela gestão do ex-prefeito Mario Botion (PSD) para sediar o novo prédio foi em frente ao Shopping Pátio, no Centro, onde funcionava o Centro Educacional João Fischer - Área Surdez, na Rua Carlos Gomes.

A reforma do prédio foi colocada em uma única licitação que envolvia a implantação de três unidades de atendimento básico e especializado em saúde em Limeira: além do Cema, a UBS do Bairro Geada e do Santa Eulália. A empresa vencedora foi a Luxor Engenharia, sob um valor de R$ 15,9 milhões, custeados pelo FINISA - Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, empréstimo contraído por Botion em 2023. Somente o Cema custaria R$ 6,15 milhões.

Em março deste ano, o então secretário Alexandre Ferrari informou à Comissão de Saúde da Câmara que foi identificado um problema inesperado na estrutura do telhado e que foi necessário ajuste no contrato. Consequentemente, as obras foram suspensas - não há registros de acompanhamento da obra no site oficial da prefeitura. Em abril, Ferrari enviou ao legislativo uma resposta sobre o assunto, alegando que: "a obra encontra-se suspensa, com atraso perceptível no cronograma devido às imprevisibilidades encontradas. No momento, encontra-se em análise um pedido de aditivo de prazo e serviços para conclusão da obra".


No documento, é citado que a reforma do prédio apresentava um percentual de 32,62% concluídos, tendo sido executadas as etapas: estruturas de concreto armado, regularização das áreas externas e alvenarias internas. O prédio é de propriedade do município desde 2009, quando um decreto desapropriou a área declarada de utilidade pública. Segundo a atual secretária, o local deverá receber um novo equipamento público futuro, ainda a ser estudado pela administração.


Após obter a informação, a reportagem do Cidadania em Ação apurou que o novo prédio escolhido deverá ser na microrregião da Santa Casa de Limeira, na Vila Cláudia, Vila Cristóvam ou Vila São João. O local deve contemplar acessibilidade de linhas de ônibus, melhor mobilidade e opções de estacionamento para carros em seu entorno.


Assista abaixo a íntegra da entrevista de Maria Helena Chen ao Cidadania em Ação. 




Publicidade



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.