Assessor de vereador do PL está entre beneficiários do Governo Federal
Nadador e assessor de Guilherme Guido (PL) é um dos mais de nove mil contemplados com benefício criado por Lula em 2005 e que, em relação a 2022, teve um crescimento de 27% este ano.

O Ministério do Esporte publicou no início de agosto uma lista contendo mais de nove mil atletas que assinaram o termo de adesão ao Programa Bolsa Atleta. Segundo o governo federal, trata-se do maior número de beneficiários desde a criação da iniciativa em 2005, no primeiro mandato do presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT).
Esse termo é o documento oficial do compromisso firmado entre governo e atleta e os beneficiários já começam a receber o aporte a partir de setembro. O total de atletas teve um aumento de 27% em relação a 2022, último ano de governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Entre os beneficiados está o nadador Diego Candido Prado, que desde janeiro ocupa a função de assessor parlamentar no gabinete do vereador Guilherme Guido (PL), parlamentar de oposição ao governo Lula. O atleta foi contemplado novamente na modalidade natação (é beneficiário desde 2022), na categoria atleta nacional, sob o valor mensal de R$1.025. Na Câmara Municipal, seu salário é de R$6.545 e assessores parlamentares são nomeados sob regime de dedicação integral, em jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Os requisitos para participação da bolsa atleta nessa categoria é ser maior de 14 anos, estar vinculado a um clube de prática desportiva, ser filiado à entidade de administração de sua modalidade, tanto estadual (federação) como nacional (confederação) e ter participado do evento máximo da temporada nacional, além de continuar treinando para futuras competições oficiais nacionais.
Após o recebimento da última parcela, o atleta beneficiado terá até 30 dias para prestar contas dos valores recebidos, com declaração da entidade desportiva atestando que o atleta manteve-se em plena atividade esportiva durante o período de recebimento do benefício e que participou de competição promovida pela entidade no período de recebimento do benefício, especificando denominação, data, local e resultados obtidos.