Desfile cívico da Independência em Limeira terá tema sobre inteligência artificial
Ficha de inscrição para interessados em participar foi publicada no Jornal Oficial; no ano passado, foram 22 grupos desfilando pelas ruas internas do Parque Cidade, que sediará novamente o evento

Uma edição extraordinária do Jornal Oficial de Limeira publicada no último sábado, 9, trouxe em seu conteúdo o regulamento do desfile cívico em alusão à independência do Brasil, a ser celebrado no dia 7 de setembro, primeiro domingo do mês.
Este ano, o evento terá como tema “Inteligência Artificial x Inteligência Humana: os desafios na evolução da tecnologia”. O desfile será realizado a partir das 8h nas vias internas do Parque Cidade e, de forma voluntária, poderão participar escolas, entidades, sindicatos, associações, secretarias municipais, autarquias, diretoria de Ensino e corporações militares que tiverem interesse.
Entidades convidadas poderão desfilar à critério da Comissão de Civismo 2025, preservando o direito dos participantes do ano anterior e estabelecer uma carga horária que evite o desgaste físico prejudicial aos convidados e ao público presente. No desfile do ano passado, foram 22 participações.
Cada grupo poderá desfilar com o número máximo de 100 pessoas, sendo permitida a participação de crianças: entre 4 e 6 anos, acompanhadas por pessoas responsáveis; acima de 7 anos a participação é livre, com orientação dos responsáveis. Segundo o regulamento, os participantes deverão utilizar o desfile exclusivamente para manifestação patriótica.
A apresentação ou utilização de animais serão permitidas desde que o participante em questão seja responsável por obedecer a legislação vigente sobre a proteção de animais, mantenha a higiene dos mesmos e a limpeza imediata da via pública.
Não será permitida a utilização de armas brancas, de fogo, ou qualquer outro tipo, salvo instituições capacitadas como Tiro de Guerra, polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Grupos de Escoteiros. Cada participante poderá ainda incorporar ao desfile um carro alegórico, desde que seja alusivo ao tema.