|FALA, VÉIO! ›»

Creche nova, fila antiga: será o fim da saga?
Na coluna de hoje, além dessa novidade exclusiva, temos ex-prefeiturável trocando de camisa e ex-prefeito entrando em outro campo

FRESCO, FRESQUINHO! ›»
Em primeira mão: a Prefeitura de Limeira pretende construir uma nova creche em uma área institucional na Rua Júlio Bagnato, no Jardim Roseira. Ainda em cotação prévia, seguirá modelo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e poderá ter capacidade de atendimento de até 376 crianças em dois turnos (matutino e vespertino) ou 188 crianças em período integral. Os valores deverão ficar entre cinco e seis milhões de reais (ao menos é o que é praticado pelo mercado e previsto nos orçamentos do FNDE), mas há quem diga que poderá ultrapassar a cifra dos R$10 milhões aqui.
DE BALEIA A PEREIRA ›»
Em entrevista ao programa Cidadania em Ação, o ex-vereador Betinho Neves (MDB) confirmou que poderá mudar de partido nas eleições do próximo ano. Virtual candidato a uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo, poderá migrar para o Republicanos (que está em vias de firmar federação justamente com seu atual partido).
O TAPETE DA DISCÓRDIA ›»
A prefeitura respondeu ao fatídico requerimento do vereador Estevão Nogueira (Avante) sobre aquele caso do tapete colorido usado em uma ação na biblioteca municipal e que o parlamentar achava ser uma bandeira LGBT (relembre o fato aqui). A resposta, mais do que óbvia, veio por meio da secretaria da Cultura, assinado pelo então secretário Silvio Britto: “trata-se de um tapete colorido com estampa em formato de arco-íris, elemento decorativo com um ente utilizado em atividades infantis”.
CASO ENCERRADO, VIDA QUE SEGUE ›»
O secretário de Educação, Antonio Montesano Neto, também respondeu ao requerimento, alegando que como “não houve exibição de símbolos relacionados ao movimento LGBT, não houve necessidade de comunicação prévia aos pais ou responsáveis sobre esse aspecto específico. Assim, esta Secretaria não dispõe de informações sobre autorização dos pais ou responsáveis para algo que não ocorreu no evento”.
HABEMUS BRUNO ›»
Citei acima o “então secretário da Cultura” porque, depois de 18 dias do anúncio, finalmente saiu a nomeação do empresário Bruno Bortolan como novo titular da pasta. A portaria saiu na edição de hoje do Jornal Oficial (que foi registrado ontem a tarde no sistema, mas disponibilizado apenas agora para acesso público).
PALETES DE TRÂNSITO ›»
Falando em nomeações, essa mesma edição trouxe nomes que passaram pelo governo Mario Botion (PSD) e agora embarcam no governo Murilo Félix (Podemos). É o caso Clodoaldo da Silva Schmoeller (dono de uma marcenaria no Residencial Palmeira Real, assume como coordenador estratégico da Divisão de Engenharia de Tráfego da Secretaria dos Transportes e Mobilidade Urbana). No governo passado, era assessor especial no Departamento de Política Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.
PEDALA, DIMAS! ›»
Outro caso é Sidney Aparecido Godoy Junior, que já foi secretário parlamentar do deputado Miguel Lombardi (PL), é comerciante de bicicletas e triciclos e agora assume função de assessor de políticas públicas no Ceprosom.
ESSE PODERÁ DIVULGAR? ›»
Após matéria do nosso portal citar que a Prefeitura se negou a informar sobre o Indicador de Capacidade Municipal (ICM), índice criado pelo Governo Federal para que os municípios avaliem suas capacidades de gerenciamento de riscos e desastres, uma nota foi divulgada a imprensa essa semana sobre Limeira ter sido selecionada para receber uma atualização do Plano Municipal de Redução de Riscos. Essa atualização será elaborada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), por meio da Casa Militar do Estado. “A iniciativa contempla alguns municípios do Estado com objetivo de fortalecer ações preventivas e de resposta a desastres naturais”.
RISCO NA TRANSPARÊNCIA ›»
Segundo a nota, o atual plano municipal é de 2012, o que corrobora com as informações levantadas por nossa reportagem, quando mostrou que o índice nacional coloca Limeira como município de categoria C (Intermediária Inicial). Isso significa que a cidade possui alguns instrumentos e ações implementados, mas ainda há necessidade de melhorias e desenvolvimento na gestão de riscos e desastres. Talvez por isso tenham se negado a enviar a resposta, alegando “dados sensíveis” de virem a público?
AM/PM DO KASSAB ›»
Ex-prefeito Botion deverá ir para o Governo Estadual em breve.
CRECHÔMETRO ›»
Enquanto a creche do Roseira não vem e com o advento das férias na rede municipal de ensino na próxima semana, inauguramos a atualização semanal da fila de vagas em creches na cidade. Até o dia de hoje, 1° de julho, são 857 crianças aguardando. Em primeiro de agosto, veremos como estará.