Seja bem-vindo
Limeira,18/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Recém-criada, equipe de basquete Mandic Limeira pode ser transferida para Araras

Falta de ginásio apto para treinamento e mando de jogos seria uma das razões


Recém-criada, equipe de basquete Mandic Limeira pode ser transferida para Araras
Em abril, vereador Costa Júnior, prefeito Murilo Félix e secretário João Gomes se reuniram para tratar sobre a equipe (Foto: Divulgação / CML)

A recém-criada equipe de basquete São Leopoldo Mandic Limeira pode estar se transferindo para Araras. Um dos motivos seria a falta de um espaço para o time treinar e mandar seus jogos em Limeira devido a reforma do Ginásio Vô Lucato.

Questionado, o vereador Costa Júnior (Podemos), que se apresenta como gestor da equipe, confirma que pode ocorrer a mudança. “Não tem quadra (ginásio) para treinar e jogar devido a reforma do Vô Lucato. Buscamos outros locais, mas precisamos de uma quadra que atenda as determinações da Federação (Paulista de Basquete)”, diz.

O vereador afirma também que procurou o prefeito Murilo Félix (Podemos) para ver a possibilidade de outros locais onde o time pudesse treinar e mandar seus jogos no Campeonato Paulista de Basquete – que tem início previsto para o dia 1º de agosto. “Não tem nada certo, existe a possiblidade, mas não é minha vontade", fala Costa Júnior, que foi um dos idealizadores do time, que recentemente sagrou-se vice-campeão da Copa São Paulo de Basquete.

Apesar da afirmação do vereador, a Federação Paulista já trabalha de forma oficial com os jogos acontecendo no Ginásio Municipal Nelson Rüegger, em Araras. O espaço, inclusive já passou pela vistoria dos técnicos da Federação no início de junho. A visita foi acompanhada por Costa Júnior. O ginásio de Araras tem capacidade para até 5 mil pessoas e precisará receber um piso adequado para jogos de basquete.


Vô Lucato

Principal ginásio poliesportivo de Limeira, o Vô Lucato passará por uma reforma completa, inclusive com a troca do piso da quadra. As obras que ainda nem começaram têm previsão de encerramento somente após o término do Campeonato Paulista de Basquete. Um dos problemas seria a dificuldade da Prefeitura de Limeira em encontrar uma empresa especializada na troca do piso durante o processo de licitação.

Questionada via Secretaria de Comunicação Social, a Prefeitura de Limeira, informou, através de nota que o Ginásio Vô Lucato foi cedido à equipe São Leopoldo Mandic Basket para treinos e jogos, com total ciência, desde o início do ano, de que o local passaria por reformas até o meio de 2025 e que o time não vínculo legal com a administração municipal.

A nota cita ainda que a Prefeitura ofereceu outras opções de espaços esportivos na cidade, como o Ginásio do Santo André, para a realização de treinos e jogos, desde que não houvesse prejuízo aos projetos públicos em andamento e que a Mandic Limeira não aceitou alegando que os outros ginásios oferecidos pela Prefeitura
não atendem aos padrões técnicos da Federação.

Sobre a reforma no Vô Lucato, a nota do governo Murilo Félix diz que o investimento será de R$ 913 mil e que o processo licitatório foi iniciado ainda em 2024 e segue um cronograma técnico e legal, e que não seria possível suspender a obra.

Em abril deste ano, o vereador se reuniu com o prefeito Murilo Félix (Podemos) e com o secretário de esportes João Gomes Júnior, juntamente com membros do Instituto Evolução e os jogadores do Mandic Limeira Basket para discutir o futuro do esporte na cidade.


Leia abaixo a nota da Prefeitura de Limeira na íntegra.



A Prefeitura de Limeira esclarece que o Ginásio Vô Lucato foi cedido à
equipe São Leopoldo Mandic Basket para treinos e jogos, com total ciência,
desde o início do ano, de que o local passaria por reformas até o meio de 2025.
Ressalta-se que a referida equipe é de natureza privada e não possui
qualquer vínculo legal com a administração municipal. Ainda assim, a Prefeitura
ofereceu outras opções de espaços esportivos na cidade, como o Ginásio do Santo
André, para a realização de treinos e jogos, desde que não houvesse prejuízo
aos projetos públicos em andamento. A equipe, no entanto, não aceitou alegando
que os outros ginásios oferecidos pela Prefeitura não atendem aos padrões
técnicos.
Com investimento de R$ 913 mil, a reforma do Ginásio Vô Lucato teve seu
processo licitatório iniciado ainda em 2024 e segue um cronograma técnico e
legal previamente estabelecido. Assim, não seria possível adiar ou suspender a
obra, que beneficiará toda a comunidade, em função de uma demanda de equipe
privada. O prazo previsto para conclusão da reforma é de seis meses.




Publicidade



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.