|BOM DIA, MEU POVO! ›»

Um toco na transparência
Foi o que aconteceu no projeto do basquete que durou menos de 7 meses em Limeira

Um projeto que durou menos de 7 meses em Limeira. Assim podemos definir a criação da equipe Mandic Limeira Basket, que irá se transferir para Araras. Mais do que simplesmente mandar alguns jogos na cidade vizinha – como já aconteceu em outras ocasiões, como, por exemplo, como a Winner Limeira, que chegou a disputar uma final de Paulista em Piracicaba –, o time irá mudar de município e deixará de ser Mandic Limeira para se chamar de Mandic Araras Basket.
A exemplo de Limeira, cidade vizinha tem uma unidade da faculdade São Leopoldo Mandic, também com um curso de medicina. Vale se ressaltar ainda que o CNPJ do time de basquete é o da faculdade de Araras. A cidade vizinha tem um ginásio de esportes com capacidade para 5 mil pessoas.
Chama a atenção, e muito, o fato do CNPJ do time ser de Araras. Além disso, a falta de um presidente e diretoria compostos, como todas as outras agremiações que disputarão o Paulista de Baquete têm, também é algo a ser questionado.
Vereador de primeiro mandato, Costa Júnior (Podemos), que se apresenta como gestor do time, é o principal idealizador da equipe. Um vereador ou prefeito apoiar a criação de um time ou ajudar na busca de patrocinadores é louvável e merece nosso reconhecimento, mas que fique claro, essa não é atribuição de um vereador ou prefeito. A “volta” de um time de basquete de Limeira foi promessa de campanha do então candidato Murilo Félix nas eleições 2024.
Outro ponto que merece a atenção é a promessa da chegada de um investidor europeu que traria jogadores da Europa, dos Estados Unidos e da Argentina, além de um treinador argentino para o Mandic Limeira Basket. O objetivo de qualquer investidor é o lucro e é isso o que acontece no futebol com as polêmicas SAFs (Sociedade Anônimo de Futebol). A pergunta que faço é onde e como tal investidor lucraria investindo alguns milhares (ou milhões?) de reais em um time de basquete no interior do Brasil.
Diferente de outros projetos – como o do Nosso Clube e mais recentemente da Winner Limeira – faltou transparência no projeto Mandic Limeira Basket. Talvez por isso, Limeira esteja perdendo um time que nunca, de fato, foi seu.