Seja bem-vindo
Limeira,27/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

|BOM DIA, MEU POVO! ›»

Uma imagem vale mais que mil palavras

Num período triste, onde discursos têm mais peso que atitudes, talvez tenha faltado isso para alguns vereadores de Limeira, além de outras pessoas que afirmaram – sem saber a realidade – que nada ou muito pouco é produzido no Elizabeth Teixeira

Reprodução
Uma imagem vale mais que mil palavras


“Uma imagem vale mais que mil palavras”. Talvez o famoso ditado popular nunca tenha feito tanto sentido quanto na reportagem feita pelo Programa Cidadania em Ação (assista na íntegra no final do texto) no Assentamento Elizabeth Teixeira. A reportagem, que também pode ser assistida na íntegra no canal Cidadania Limeira no YouTube, mostra três – entre várias – famílias no assentamento que produzem, e muito, alimentos através da agricultura familiar.

E, num período triste, onde discursos têm mais peso que atitudes, talvez tenha faltado isso para alguns vereadores de Limeira, além de outras pessoas que afirmaram – sem saber a realidade – que nada ou muito pouco é produzido no Elizabeth Teixeira, instalado há quase 20 anos no Horto Florestal de Limeira.

Com uma simples visita, os parlamentares limeirenses veriam com os próprios olhos o que é plantado e colhido lá. Com água apenas de um caminhão pipa que os abastece algumas vezes na semana, esses produtores rurais fazem milagre. Vale destacar o casal Israel e Cristiane, de 70 anos – mostrados na reportagem –, que sozinhos plantaram e cuidam de 1.000 (mil) pés de café. Em um ano, eles colhem aproximadamente 1.500 quilos de café, que ali mesmo é separado, torrado e moído para a venda.

Em um dos piores momentos da história política do Brasil, questões partidárias e ideológicas ainda pautam o dia a dia de muitos políticos, entre eles, muitos vereadores na Câmara de Limeira, que preferiram manter seus discursos de ódio contra gente que vive da terra e produz alimentos para outros tantos, ao invés de conhecer essas famílias.

A questão aqui não é ser de esquerda, direita ou centro, e sim de não mentir e entender que além de MST, Lula, Bolsonaro ou Horto Florestal, ali vivem seres humanos. Se o Horto é nosso, o assentamento é deles, e o dia que todos entenderem que é possível compartilhar esse espaço, talvez, de fato, o limeirense possa dizer que o Horto é seu.




LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.