Ministro Flávio Dino recebe estudantes de Limeira no STF
Turma de administração pública ouviu explicações sobre o funcionamento da Corte e pôde fazer perguntas ao ministro

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, recebeu há um mês, em 30 de maio, uma turma de 40 estudantes da Universidade de Campinas (Unicamp) que fez uma visita técnica ao Supremo Tribunal Federal (STF). Durante o encontro de cerca de uma hora, o grupo ouviu uma palestra do ministro sobre a atuação do STF e, ao final, houve espaço para perguntas.
Em sua manifestação, Dino comentou temas como a relação entre os Poderes, os desafios atuais do Supremo, a exposição pela qual passam os integrantes do Tribunal e a alta na judicialização de demandas cotidianas. Questionado pelos estudantes, o ministro explicou o alcance e os dilemas envolvendo decisões recentes e importantes da Corte, como a descriminalização do porte de maconha para consumo próprio e a ordem para elaboração de um plano de melhorias no sistema prisional, batizado de “Pena Justa”.
Dino destacou os temas que considera os desafios do Supremo no momento: a responsabilização por conteúdos publicados na internet e a regulação das plataformas digitais, a discussão sobre a relação entre os Poderes e os processos que lidam com a questão ambiental. O ministro ressaltou que relata ações sobre os dois últimos assuntos, como as que tratam das emendas parlamentares e da proteção da Amazônia, do Pantanal e da Mata Atlântica em São Paulo.
Os estudantes do curso de administração pública do campus de Limeira da Unicamp também conheceram o Plenário do STF e a estrutura da Corte. Eles passaram uma semana em Brasília e visitaram diversos órgãos públicos, incluindo o Congresso Nacional e ministérios do governo. O grupo também foi recebido pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.